Terça-feira, 17 de setembro de 2024

Terça-feira, 17 de setembro de 2024

Sertanejo é o gênero preferido entre jovens brasileiros, diz pesquisa

Pesquisa revela que a música sertaneja é a preferida entre os jovens brasileiros entre 15 e 29 anos. O Datafolha realizou uma pesquisa cultural, a fim de descobrir qual o gênero musical favorito no Brasil, considerando gênero, raça, renda e posicionamento político. E, segundo os resultados, a música sertaneja é o estilo musical dominante entre os jovens brasileiros.

Acontece que o sertanejo também mostrou-se o gênero preferido em quase todos os recortes da pesquisa. Segundo a Folha, o estilo ficou em primeiro lugar, ou empatou dentro da margem de erro, nas pesquisas afuniladas por gênero, renda familiar mensal, raça e posicionamento político.

O sertanejo só não tem a hegemonia entre os homens, já que 34% deles afirmaram que o rap é o seu gênero favorito. Depois do estilo norte-americano, vêm o funk, citado por 28% dos entrevistados e, logo em seguida, o sertanejo, escolhido como preferido por 24% dos jovens.

Como surgiu o sertanejo universitário no Brasil
Muitas histórias divergem sobre o surgimento do termo sertanejo universitário e qual dupla seria responsável por disseminar o gênero musical em todo o território nacional. Fizemos uma pesquisa séria para ser justo com todos os artistas que conseguiram quebrar alguns obstáculos ainda existentes em muitos veículos de comunicação por puro preconceito de achar que música sertaneja ainda é coisa de caipira.

A música sertaneja atual
O primeiro passo para a música sertaneja quebrar o bloqueio radiofônico foi dado no final da década de 80 quando a rádio ANTENA 1 de Curitiba passou a tocar apenas música sertaneja, sendo a primeira FM do Brasil e explorar o estilo música. Na época a rádio ocupava a 12º posição da audiência na capital paranaense e em tempo recorde (apenas 3 meses) já estava consolidada na primeira posição de audiência com o dobro de ouvintes da segunda colocacada.

A música sertaneja nas universidades
No final dos anos 90, com a economia estável e uma nova realidade, dezenas de estudantes começaram a sair do interior rumo às principais capitais do Brasil para estudar. Na grande maioria filhos de fazendeiros e agrônomos que traziam a cultura rural para a capital e aos poucos conquistavam sua turma com o gênero sertanejo e começavam a lotar as poucas casas sertanejas disponíveis na época (consideradas como guetos sertanejos)onde atraía a curiosidade do publico que não estava acostumado a ver tanta gente de botas e chapéus na fila de uma balada.

Surgimento das comitivas
Na mesma época as turmas começavam a se juntar e formar COMITIVAS (bem diferente daquelas que acompanhavam as boiadas), estas tinham o objetivo de sair junto, beber e se divertir ao som dos artistas sertanejos, alguns até amadores arranhando algumas notas no violão. Algumas comitivas se destacavam pelos nomes engraçados como Os Bartira (O que nós ganha Os Bar Tira), The Poker Face (Os Caras de Pau), Os Pangaré, Os Car Boy entre outros.

Em meados 2000, João Bosco começou a cursar Odontologia e Vinícius ingressou na faculdade para fazer Fisioterapia ambos Campo Grande (MS) dá-se o início da dupla João Bosco & Vinícius, o público da dupla passou a ser composto basicamente de universitários, iniciando a renovação do gênero sertanejo no Brasil: o “Sertanejo Universitário”.

A febre e o sucesso da dupla João Bosco & Vinícius logo ultrapassou fronteiras e várias gravações piratas das músicas passavam de mão em mão nas principais baladas sertanejas na época. Comenta-se inclusive que uma vez a dupla indo para uma pescaria surpreendeu-se com o carro tocando a música “Magia e mistério” (o primeiro Hit da dupla) gravado durante uma apresentação em um bar de Campo G.

O primeiro sucesso consolidado
No rodeio de Barretos de 2005 outra música de uma dupla ainda desconhecida do grande público estourou e virou febre com a música “Leilão” estamos falando dos mineiros César Menotti & Fabiano. A música foi a regravação da banda Calcinha Preta e logo ficou conhecida nacionalmente na versão sertaneja.
As duas duplas sertanejas João Bosco & Vinícius e César Menotti & Fabiano, foram os principais artistas responsáveis pela consolidação do rótulo sertanejo universitário, que já está passando por uma nova fase, como o surgimento de novos nomes e um novo estilo de arranjo. Depois de falarmos sobre o surgimento do estilo SERTANEJO UNIVERSITÁRIO queremos saber a sua opinião. Comente abaixo, QUAL A MELHOR DUPLA SERTANEJA UNIVERSITÁRIA da atualidade

Voltar

Compartilhe esta notícia:

Retrô 2022: Bruno volta a humilhar Marrone durante live com Leonardo e fãs se revoltam
Zezé Di Camargo esnoba Luciano e ganha especial sozinho no Faustão na Band
Deixe seu comentário

No Ar: Manhã 104