Segunda-feira, 07 de outubro de 2024
Por Redação Rádio 104 | 6 de janeiro de 2023
Embora ainda sejam uma das maiores duplas sertanejas da atualidade, Zé Neto e Cristiano perderam – e muito – o apreço do público, que passou a ‘torcer o nariz’ em sua presença.
Zé Neto e Cristiano não saíram da boca do povo em 2022, mas não da forma que gostariam. Embora tenham lançado alguns sucessos, como “Melhor Ser uma Saudade“, a dupla foi movida por polêmicas e estampou diversas vezes os noticiários do país, principalmente pelo seu apoio político a Bolsonaro e a ‘falação indevida’ em cima dos palcos.
Foi através de Zé Neto e Cristiano que a CPI do Sertanejo se instaurou, quando Zé Neto criticou publicamente a cantora Anitta e a Lei Rouanet, e a partir daí foi descoberto cachês superfaturados e indevidos dos sertanejos, principalmente em cidades do interior que mal tinham como alimentar as crianças das escolas públicas locais.
O jeito sincerão de Zé Neto e Cristiano os trouxe até aqui, mas também pode fazer tudo o que construíram desmoronar. Já falamos aqui no Movimento Country o quanto as polêmicas tem prejudicado a música sertaneja, e mais uma vez elas são o ponto central de nossa análise. Afinal de contas, pouco se fala das músicas de Zé Neto e Cristiano, agora das polêmicas…
Zé Neto e Cristiano parecem não se importar em estar envolvidos em cada vez mais exposições midiáticas, já que não fazem por onde escapar de polêmicas, e devemos ser sinceros ao dizer que muita gente tem “abandonado esse barco” por causa de tais comportamentos. E 2022 foi prova disso.
De uns tempos para cá, a fama dos sertanejos para a grande massa – afastada dos seus fãs – se resume em seu apoio ao ex-presidente Jair Bolsonaro, que contou com campanhas públicas, publicações nas redes sociais e muito apelo aos fãs para fazer sua vontade de reelegê-lo, sem sucesso.
Só no ano passado, a dupla sertaneja foi cancelada diversas vezes na internet, foi citada em piadinhas com volume excessivo na sunga, por suas críticas à Anitta, ao Lula, por seus comentários homofóbicos, piadas de mal gosto e muitos outros assuntos. E a sua música fica em segundo plano.
Na internet, o que mais presenciamos quando o nome de Zé Neto e Cristiano aparece é uma série de críticas e até ofensas aos sertanejos, além dos constantes boicotes onde se apresentam e passam com sua agenda de shows. Aqui, vale uma explicação: a dupla continua lotando shows, mas o apelo do público por vê-los é cada vez menor.
No Ar: Estação 104