Segunda-feira, 26 de janeiro de 2026

Segunda-feira, 26 de janeiro de 2026

Morre no Rio o produtor musical Bira Haway aos 74 anos

O renomado produtor de samba e pagode Ubirajara de Souza, conhecido como Bira Haway, faleceu aos 74 anos neste domingo (25) no Rio de Janeiro. Ele estava hospitalizado no Hospital Carlos Chagas após apresentar um quadro de insuficiência cardíaca. A internação definitiva ocorreu dias depois de o produtor ter recebido alta de uma cirurgia de amputação na perna realizada em outra unidade de saúde.

Bira Haway iniciou sua trajetória na música como percussionista na noite paulistana e, a partir dos anos 80, consolidou sua carreira na produção musical. Ao longo de décadas, ele foi responsável por trabalhos de grupos fundamentais do gênero, como Exaltasamba, Revelação, Soweto, Samprazer e Molejo. Além da atuação nos bastidores, ele também teve passagens como cantor e intérprete de escolas de samba, chegando a defender a Estácio.

O produtor era pai de Anderson Leonardo, o vocalista do Grupo Molejo que faleceu em 2024. Foi justamente com o conjunto do filho que Bira realizou diversos de seus trabalhos mais conhecidos na indústria fonográfica. O apelido “Haway”, que o acompanhou por toda a vida, teve origem no nome de um estúdio de gravação que ele frequentava assiduamente no início de sua caminhada profissional.

Foto: Reprodução/Instagram

Voltar

Compartilhe esta notícia:

Michel Teló cobra Marcos Mion e amigos após esquecimento de aniversário
Deixe seu comentário
Ocultar
Fechar
Clique no botão acima para ouvir ao vivo
Volume

No Ar: Programa Melhor da 104