Terça-feira, 20 de janeiro de 2026
Por Redação Rádio 104 | 19 de janeiro de 2026
O produtor musical Jorge Hamilton faleceu neste domingo (18), deixando um legado histórico para o samba e o pagode nacional. Hamilton foi peça-chave na ascensão desses gêneros durante as décadas de 1980 e 1990, sendo o responsável direto por lançar e impulsionar grupos de grande sucesso, como Exaltasamba, Soweto e Art Popular.
Considerado por muitos como o “pai do movimento pagode 90”, o empresário foi determinante para projetar carreiras de artistas que hoje são referências na música brasileira, a exemplo de Péricles e Belo. Hamilton, que se autointitulava o “Roberto Carlos dos pobres”, era descrito por seus agenciados como uma figura que ia além do papel profissional, oferecendo direção, força e incentivo no início de suas trajetórias.
A partida do produtor gerou uma série de homenagens de nomes consagrados do gênero. Péricles destacou os ensinamentos e “puxões de orelha” recebidos do amigo, enquanto Belo relembrou Hamilton como o homem que acreditou em seu potencial no começo da caminhada com o grupo Soweto. A cantora Adryana Ribeiro também manifestou seu luto, afirmando que o samba está de luto por aquele que deveria ser chamado de “Senhor Pagode”.